A empresa que quer sobreviver diante da concorrência e das mudanças do mercado deve ter como prioridade a auto-observação. Como nem sempre o pequeno proprietário tem como desenvolver um planejamento de marketing, sugerimos aqui estratégias espertas para não deixar as vendas enfraquecerem.
Conheça seus clientes
Tente olhar de fora, como um consumidor, como se coloca a sua empresa e o que está faltando. Focar neste ponto é fundamental. Analise o que seu cliente deseja e invista nessas expectativas.
Observe a concorrência
Investigue o que seus concorrentes andam fazendo e, se estão vendendo mais, saiba por quais motivos. Conhecer o que a concorrência oferece é importante, mas não se deve simplesmente reproduzir as estratégias dela. É preciso adaptar o sistema vencedor às realidades da sua empresa.
Saiba seus pontos fortes e fracos
Faça uma análise da sua empresa. Avalie os atributos e déficits dela, pensando em melhorias. Em primeiro lugar, procure se ater aos pontos fortes do negócio e pensar em maneiras de desenvolvê-los. Assim você ganha tempo enquanto muda o foco para as fraquezas da empresa.
Crie promoções
Para aproximar ainda mais seu público-alvo e novos compradores, planeje boas ofertas e as divulgue. Aposte também em programas de fidelidade que promovam facilidades para seus clientes.
Use a criatividade
Seja inventivo tanto na hora de economizar quanto para pensar em novas ideias. Faça reuniões com sua equipe e proponha discussões para troca de ideias e também para novos direcionamentos.
Refresque a sua marca
Às vezes, tudo o que uma empresa precisa é de uma repaginada. Desde o website, cujo aspecto e cuidado credita muitos pontos até a própria comunicação visual da empresa. Vale a pena investir também na aparência do seu empreendimento.
Pense em responsabilidade social
Cada vez mais os consumidores estão de olho nas empresas que praticam sustentabilidade. Promova campanhas e as divulgue para conquistar a simpatia de mais clientes, valorizar sua marca e, claro, ajudar o planeta.